IMPORTÂNCIA DO CONTADOR PARA IRPF

IMPORTÂNCIA DO CONTADOR PARA IRPF

O Imposto de Renda 2019 teve início nessa quinta-feira (06) e já conta com mais 255 mil declarações recebidas pela Receita Federal. Declarar o imposto é uma atividade que anualmente atormenta os brasileiros. Dúvidas sobre o procedimento são bastante comuns, mesmo com as informações disponibilizadas no site da Receita Federal, nos portais de notícias e nas faculdades que disponibilizam a declaração de impostos gratuitamente. 

Por ser um procedimento que exige atenção aos mínimos detalhes, ainda é comum que as pessoas caiam na temida malha fina do imposto de renda por pequenos deslizes durante a sua declaração. 

Os contadores são profissionais formados no curso de Ciências Contábeis que ao longo de quatro anos são qualificados para cuidar das contas e finanças das empresas e pessoas físicas. Ainda na graduação os estudantes são preparados para conhecer a legislação tributária brasileira e compreender como os impostos são cobrados para pessoas físicas e jurídicas. 

Por isso a atuação desse profissional pode ser decisiva para diminuir os riscos de problemas na declaração. Preencher os dados solicitados requer atenção e conhecimentos específicos, e ter o auxílio de um contador é essencial para quem ainda não tem segurança suficiente para realizar esse tipo de procedimento por conta própria. 

Ao escolher o profissional, verifique o seu registro junto ao Conselho Federal de Contabilidade. O órgão é responsável pela fiscalização do exercício da profissão, buscar melhorias para os profissionais e estabelecer normas e princípios a serem seguidos por todos os contadores. 
Fonte: E+B Educação | Gabriele Silva